FestNatal vai lançar livro escrito e ilustrado por crianças de Araxá

O FestNatal Araxá abriu oficialmente suas atividades neste sábado (28) com uma oficina cultural que mobilizou crianças de praticamente todas as escolas da cidade. ?Esse ano apostamos em trazer as crianças para participarem efetivamente do processo de criação do nosso tradicional livro de Natal. Os escritores Cesar Campos e Rafael Nolli, que escreveram os últimos livros desta coleção, adaptaram uma oficina de autoria deles e, aproveitando o protagonismo das crianças, incentivaram elas a criar uma linda história de Natal e ilustrá-la?, explica Elisa Baião Macêdo, presidente da Fundação Cultural Acia (Facia).

Crianças de todas as escolas de Araxá foram convidadas a participar da oficina. ?Ficamos surpresos com a recepção das escolas. Quase todas enviaram representantes, incluindo escolas públicas, particulares e até rurais. Ficamos impressionados com o talento deles?, ressalta o escritor Rafael Nolli.

Durante a oficina as crianças são convidadas, a partir de um texto motivador, a criar uma história original e coletiva. Na sequência, elas foram divididas em grupos para que pudessem ilustrar cada trecho da história com a ajuda da ilustradora Luciana Olivier. ?São ilustrações originais que representam a percepção das crianças sobre a história que elas criaram. Posso garantir que todos vão se surpreender com o resultado. São ilustrações fantásticas?, elogia Luciana.

O novo livro do FestNatal Araxá vai contar uma história surpreendente. ?Tentamos imaginar como seria o Natal se, de repente, Papai Noel se tornasse uma criança. O resultado ficou fantástico. Uma história que tem a essência dessa época e que vai emocionar a todos?, conta o escritor Cesar Campos.

A obra agora vai passar pelo processo de edição, diagramação e impressão e será lançada em dezembro durante o FestNatal. ?Vão ser noites mágicas em que as crianças que participaram do projeto vão autografar os livros e distribuir para a comunidade. Estamos todos já muito ansiosos por esse momento?, finaliza Elisa.

FestNatal Araxá

O FestNatal Araxá é o maior festival natalino de Minas Gerais. Neste ano o evento ocorre entre os dias 8 e 23 de dezembro no Expominas Araxá com entrada gratuita e atrações de música, teatro, dança e muito mais. A programação completa será divulgada em breve.

O FestNatal Araxá tem a apresentação do Ministério da Cultura e da CBMM. É realizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura com o patrocínio máster da CBMM. Tem o patrocínio de Zema, Codemge e Governo do Estado de Minas Gerais, com o apoio da ACIA Araxá. Uma realização da Fundação Cultural Acia, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Serviço

FestNatal Araxá

Data: de 8 a 23/12

Local: Expominas Araxá

Entrada gratuita

Outras informações: @festnatalaraxa / www.festnatalaraxa.com.br