FestNatal tem atração internacional e O Rei Leão neste fim de semana

Mais de quinze atrações vão movimentar o segundo fim de semana do FestNatal Araxá. Entre os nomes que vão passar pelo palco do festival nesta sexta-feira (15), destaque para o músico Diego Figueiredo, que convida para seu espetáculo Hamilton de Holanda e Chuchito Valdes (Lei de Incentivo à Cultura). ?Hamilton de Holanda é um dos maiores violinistas do mundo e Chuchito Valdes um pianista cubano incrível. É um show maravilhoso?, revela Diego.

 

Ainda segundo Diego Figueiredo, o repertório inclui grandes sucessos nacionais e internacionais. ?Eu e o Hamilton temos viajado o mundo todo levando a música brasileira, então a gente quer ressaltar um pouco do que a gente toca lá fora, mostrar um pouco dessa mescla da bossa nova com o jazz?, diz.

 

No sábado (16) Diego Figueiredo volta ao palco, desta vez acompanhado da cantora americana Synia Caroll e de Leo Gandelman (Lei de Incentivo à Cultura). ?Vamos fazer um repertório de grandes clássicos do jazz. Ela gosta muito de cantar Nina Simone, George Benson e tantos outros grandes nomes do jazz. Então será um repertório imperdível?, diz Diego.

 

Logo após esta apresentação, Chuchito Valdes (Lei de Incentivo à Cultura) volta ao palco do FestNatal Araxá com um grande show de salsa e merengue.

 

O Rei Leão

Outra atração que promete animar o fim de semana é a peça ?O Rei Leão? (Lei de Incentivo à Cultura), que será apresentada neste sábado (16) a partir das 18h. ?O filme Rei Leão é um clássico. Nosso elenco é formado por artistas entre 27 e 32 anos e todos nós tivemos essa história muito forte na nossa infância?, conta o produtor e ator Bernardo Rocha.

 

Para Bernardo, a história atravessa gerações em função das inúmeras lições que apresenta em seu enredo. ?Acredito que a vontade dos pais em passar para frente esse conto, se dá pela mensagem do filme que reforça o sentimento da amizade, a importância de encarar a sua história, a sua jornada, lembrar de onde você veio, dos seus valores, para que isso te ajude a não te desestabilizar na construção do seu futuro?, comenta.

 

Sinopse
O Rei Leão, Mufasa e a rainha Sarabi apresentam ao reino o herdeiro do trono, Simba, que, ao nascer, recebe a bênção do sábio babuíno Rafiki. Ele cresce feliz sob os cuidados dos pais, do fiel calau Zazu e de sua amiga Nala, mas é envolvido nas artimanhas de seu tio Scar, o invejoso irmão de Mufasa, que planeja se livrar do irmão e do sobrinho para herdar o trono.

 

Simba passa por momentos difíceis, mas ao encontrar Timão e Pumba, descobre o verdadeiro valor da amizade. Juntos, eles salvam o reino e a família de Simba das garras do malvado Scar.

 

Oficinas

A partir de agora o FestNatal Araxá tem oficinas gratuitas todos os dias no Espaço Sicoob Crediara. Nesta sexta-feira (15), a partir das 20h, as crianças são convidadas a participar da Oficina de Fantoches. ?Vamos usar tecido TNT e EVA. As crianças irão decorar o seu fantoche da maneira que quiserem colorindo e desenhando com canetinha. Depois, é só usar a imaginação?, conta a oficineira Kemely Hemillay Borges Leão.

 

Apesar de ser uma oficina voltada para crianças, todos são bem-vindos. ?Estamos esperando muitas crianças e os pais também podem participar para depois contarem uma história para as crianças?, incentiva.

 

Cronograma

 

DATA

ATIVIDADE

EXECUÇÃO

HORÁRIO

15/12/2023

OFICINA FANTOCHES

Kemely Hemillay

20h às 22h30

16/12/2023

OFICINA TOM

Tom Lima

20h às 22h

17/12/2023

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Letícia Boaventura

20h às 21h

18/12/2023

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS ? TECENDO HISTÓRIAS

Dilse

20h às 20h40

18/12/2023

CONTAÇÃO HISTÓRIAS SICOOB

Equipe Sicoob

19h às 20h

19/12/2023

CONTAÇÃO HISTÓRIAS SICOOB

Equipe Sicoob

19h às 20h

19/12/2023

OFICINA TOM

Tom Lima

20h às 22h

20/12/2023

OFICINA TOM

Tom Lima

20h às 22h

20/12/2023

CONTAÇÃO HISTÓRIAS SICOOB

Equipe Sicoob

19h às 20h

21/12/2023

CONTAÇÃO HISTÓRIAS SICOOB

Equipe Sicoob

19h às 20h

21/12/2023

OFICINA TOM

Tom Lima

20h às 22h

22/12/2023

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Miriam

20h às 21h

 

A quinta-feira no FestNatal

Nesta quinta-feira (14) crianças e adultos se divertiram com a montagem especial "Sítio do Pica Pau Amarelo de Natal" (Lei de Incentivo à Cultura). A peça imaginou o sequestro do Papai Noel pela Cuca, o que gerou uma confusão envolvendo a boneca Emília e toda a turma do Sítio. ?O Sítio tem um lugar no nosso coração. É uma história clássica que, por mais que seja reinventada, ela passa de geração em geração e fica com a gente o amor por todos esses personagens, por toda essa alegria que eles passam?, conta o ator e produtor Bernardo Rocha de Souza.

 

Para quem participou da peça, foi um momento único. ?Foi lindo! Eu amo teatro! Uma história muito legal e com personagens que eu gosto muito. Adorei?, conta Larissa Melo Salviano, de nove anos.

 

Muitos pais também se emocionaram. ?Me fez lembrar a infância. Minha mãe me contava histórias de Monteiro Lobato e trazer minha filha hoje aqui foi emocionante?, diz Rafaela Alves Porfírio.

 

A programação extra do FestNatal Araxá começou com a apresentação da banda Lóttus. Júlio César (bateria), Ulisses Ângelo (baixo), Bárbara Neves (violão base), Giovani Mota (violão e voz), Vinícius Moura (guitarra e voz) e Letícia Valeriano (voz) foram do pop ao rock nacional e internacional e empolgaram o público. ?Aqui no FestNatal a gente tem a oportunidade de mostrar o nosso trabalho para pessoas que não nos conhecem e chegar nessas pessoas é fantástico. A gente fica muito honrado de participar?, diz Letícia Valeriano.

O grupo Samba Quente (Programação Extra), trouxe banda completa e um novo show. O resultado foi uma apresentação histórica. ?Vim por causa deles. Eles sempre arrasam e a gente sai daqui mais feliz?, diz a secretária Ana Carla Silva.

Programação

 

15/12 SEXTA-FEIRA

19h ? Casinha do Papai Noel

19h30 ? Maia Gêmeos

20h30 - Diego Figueiredo convida Hamilton de Holanda e Chuchito Valdes

22h ? Latitude 19

 

16/12 SÁBADO

18h ? Teatro ?O Rei Leão?

19h - Casinha do Papai Noel

20h30 - Alan Tannus Trio

21h30 - Diego Figueiredo convida Synia Caroll e Leo Gandelman

22h30 - Pianista cubano Chuchito Valdes

23h - Jhonny Go

 

17/12 DOMINGO

19h - Bêjazz Street Band 

19h ? Casinha do Papai Noel

20h30 - Os Arachás

22h - Banda Venosa

 

 

Para todos

O FestNatal Araxá oferece acessibilidade em toda a sua programação. As atividades do palco têm tradução simultânea em Libras. A estrutura física foi pensada para garantir que pessoas que utilizam cadeiras de roda ou tenham outras necessidades especiais de locomoção possam transitar em todos os espaços.

A organização do evento também oferece o atendimento personalizado para pessoas com deficiência visual, que devem solicitar audiodescrição com antecedência.

 

FestNatal Araxá

O FestNatal Araxá é o maior festival natalino de Minas Gerais. Neste ano o evento ocorre entre os dias 8 e 23 de dezembro no Expominas Araxá com entrada gratuita e atrações de música, teatro, dança e muito mais.

O FestNatal Araxá tem a apresentação do Ministério da Cultura e da CBMM. É realizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura com o patrocínio Master da CBMM. Tem o patrocínio de Zema Seguros, Bem Brasil, Codemge e Governo do Estado de Minas Gerais, com o apoio da ACIA Araxá, Sicoob Crediara, Prefeitura Municipal de Araxá e Condor Eventos. Uma realização da Fundação Cultural Acia e Ministério da Cultura do Governo Federal.

 

Serviço

FestNatal Araxá

Data: de 8 a 23/12

Local: Expominas Araxá

Entrada gratuita

Outras informações: @festnatalaraxa / www.festnatalaraxa.com.br